6 alimentos que combatem a gordura no fígado

740

Conheça os alimentos que combatem a gordura no fígado.

São muitas as pessoas que padecem de fígado gordo por acumulação de gordura no fígado. Se pretende reverter a condição do fígado gordo, deve ter alguns cuidados que começam por, algo inevitável que é reduzir drasticamente ou eliminar o consumo de álcool, além de seguir uma dieta saudável e equilibrada, e, na medida do possível, baseada em alimentos naturais.

Problemas de gordura no fígado aparecem quando esse órgão começa a ter dificuldades para realizar suas funções habituais por causa da acumulação de ácidos graxos.

Trata-se de uma condição que surge com maior frequência em pacientes com obesidades, alcoolismo ou diabetes tipo 2. O quanto antes for detectado e a alimentação melhorada, mais rápido poderá ser revertida a situação.

gordura no fígado

Ainda que o médico possa prescrever alguns medicamentos, serão mais eficientes se forem acompanhamos por uma mudança na dieta. A seguir, revelaremos os alimentos que melhor combatem a gordura no fígado.

Os 6 alimentos melhores para combater a gordura no fígado:

1. Tamarindo

O tamarindo é uma das melhores frutas para combater o fígado gorduroso. Essa fruta tropical é deliciosa e de grande contribuição nutricional. Por ser rica em fibras, ajuda a melhorar a digestão, ao mesmo tempo em que elimina o excesso de gordura.

Os ácidos insaturados do tamarindo atuam como descongestionantes e protetores do fígado. Para obter todos estes benefícios, você pode, por exemplo, preparar uma infusão.

Ingredientes

  • 20 folhas de tamarindo
  • 1 litro de água

Procedimento

  • Ponha para ferver a água e adicione as folhas.
  • Em seguida, deixe repousar por 30 minutos e consuma.
  • Você pode consumir esse chá frio ou quente.

Além disso, outra alternativa é tomar água de tamarindo, que pode ser preparada da seguinte forma:

Ingredientes

  • 100g de tamarindo descascado e sem caroço
  • 1 litro de água

Procedimento

  • Bata o tamarindo no liquidificador com uma xícara de água.
  • Em seguida, misture o tamarindo batido com a água restante e beba.

Você pode acrescentar um pouco de mel ou açúcar mascavo para dar um sabor mais agradável. Evite usar adoçantes artificiais porque acabam piorando o problema do fígado gorduroso.

Tanto a infusão quanto a água podem ser consumidos em qualquer momento do dia, mas sempre de forma moderada. Uma ingestão excessiva de tamarindo pode ocasionar mal-estar estomacal.

2. Legumes

O consumo de legumes é um remédio eficiente para combater a gordura no fígado graças às suas proteínas. Por possuírem baixas calorias, os legumes também regulam o peso.

Além disso, seu conteúdo em fibras também reduz os níveis de colesterol, outro fator de alto risco para o fígado gorduroso.

Ao cozinhar os legumes, deve-se evitar o uso de sal refinado. Pode-se usar o sal grosso, mas sempre evitando os excessos. Os legumes também podem ser combinados com algumas especiarias que melhoram o sabor.

O que mais se deve levar em consideração na hora de consumir legumes é a importância de evitar os excessos. Meia xícara de quaisquer legumes por dia é suficiente, principalmente quando a pessoa é diabética.

3. Morangos

Depurar o organismo é uma boa estratégia para diminuir os efeitos do fígado gorduroso. Através desse procedimento, eliminamos grande parte das toxinas que se acumulam no organismo e nossos órgãos são limpos.

Os morangos, por sua vez, são excelentes para depurar e desintoxicar devido ao seu alto teor de fibras.

Por ser rico em vitamina C, o morango fortalece o sistema imunológico e seus ácidos orgânicos previnem a acumulação de gorduras. No caso de já existir a gordura, como no fígado gorduroso, o morango a elimina, desinfeta e desinflama.

Por seu sabor, você não vai ter problemas em consumi-lo. Você pode incluí-lo em sua dieta cru, sozinho ou com iogurte. Também é possível usá-lo para preparar vitaminas, pães, saladas ou comer com cereais.

A seguir, vamos deixar a receita de uma vitamina deliciosa e muito saudável com morangos.

Ingredientes

  • 1 xícara de morangos limpos (166 g)
  • 1 xícara de iogurte natural baixo em gordura (245 g)
  • 1 colher de linhaça (5 g)

Preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes e consuma imediatamente.

A principal vantagem dessa receita é que você pode optar por outras sementes para ter uma dieta mais variada. Assim, você pode usar amaranto, sementes de girassol, linho, etc.

4. Limão

Esse é um dos alimentos com maiores benefícios que se pode encontrar. Por ser rico em vitamina C e em antioxidantes, o limão previne muitas doenças. Além disso, se você já tiver fígado gorduroso, também é possível ajudar a curá-lo.

Vamos falar de um remédio que tem sido muito difundido nos últimos anos: um copo de água com suco de limão. Essa bebida é perfeita para combater o fígado gorduroso e melhorar a digestão.

Mesmo que o limão nos pareça muito ácido, para nosso corpo, ele é alcalino. Portanto, isso significa que regula nossos níveis de pH, muito importante para ter uma boa saúde.

Para esse remédio, você só vai precisar de um copo de água morna e o suco de um limão. Mexa muito bem e tome todas as manhãs em jejum.

5. Grãos integrais

Os alimentos ricos em carboidratos simples devem ficar completamente fora da dieta quando se tem problemas de gordura no fígado.

Isso não significa que não se pode comer carboidratos. Pelo contrário, eles são necessários para ter energia e realizar todas as atividades.

Entretanto, o ideal é escolher grãos integrais, que também são ricos em fibras e facilitam a redução de gordura.

Ao incorporar esses produtos em sua dieta, você vai evitar os picos nos níveis de açúcar e o aumento do LDL, o colesterol ruim.

6. Espinafres

As verduras de folha verde sempre devem estar presentes em sua dieta, principalmente o espinafre. Por seu alto teor de fibras, essas folhas são ideais para acelerar o trânsito intestinal. O ácido fólico regula as funções dos fígados e rins.

Por ser rico em clorofila, o espinafre absorve e elimina as toxinas e gorduras do fígado. No caso de quem não é um grande amante de espinafre, considere incluí-lo em vitaminas para aproveitar todos os benefícios.

O fígado gorduroso é um problema bastante comum para quem tem uma má alimentação. Elimine todos os riscos consumindo os alimentos que ajudam a depurar esse órgão.

Lembre-se de que nunca é muito cedo para combater ou eliminar a gordura no fígado.

você pode gostar também Mais do autor