Afinal, pode-se ou não conduzir de chinelos? A PSP esclarece esta dúvida…

2.537

Vamos procurar aqui esclarecer uma dúvida que surge a muitos condutores na época de Verão. É ou não é, permitido conduzir a sua viatura usando apenas chinelos?

A PSP informa ainda que o Código da Estrada obriga os condutores a absterem-se “da prática de atos susceptíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”. Esta referência “apela ao bom senso”.

 

É natural que nos meses de mais calor as pessoas procurem roupas e calçado mais fresco e arejado. As praias enchem-se de gente nos meses de verão e é muito comum que as pessoas conduzam as suas viaturas ao se deslocarem para a praia preferida para poderem dar mergulhos refrescantes e trabalhar o bronze. E é precisamente no carro a caminho da praia que surge umas das questões mais em voga durante o verão: pode o condutor conduzir de chinelos?

Num post na sua conta do Facebook, a PSP explica que “o Código da Estrada não determina que tipo de vestuário e de calçado pode ser usado durante a condução”. Por outras palavras, em princípio, pode estar de sandálias enquanto conduz.

No entanto, a PSP informa ainda que o Código da Estrada obriga os condutores a absterem-se “da prática de atos susceptíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”. Esta referência, segundo a PSP, “apela ao bom senso”.

Assim, para sua segurança, o melhor é evitar conduzir chinelos que muitas vezes ficam presos, limitando a liberdade de movimentos dos pés com que aceleramos, travamos e usamos a embraiagem.

Nas palavras da PSP, “seja cauteloso, não corra riscos desnecessários, por si e pelos outros”.

A responsabilidade individual deve prevalecer durante o exercício de condução, deve recordar que a destreza da utilização dos pés durante a condução é fundamental para a sua segurança e dos outros transeuntes.

Resumidamente não é ilegal conduzir de chinelos, desde que estes permitam uma condução segura da sua viatura.

você pode gostar também Mais do autor

refinansiere med forbrukslån | forburkslån | lendo