Cemitério Judeu de Ponta Delgada – Açores – Portugal

90

Trata-se de um recanto com história, mas que ficou esquecido e que poucas pessoas conhecem, a não ser os moradores locais.

Aquele que parece ser o único cemitério Judeu, que ainda se encontra nos Açores em Ponta Delgada na Freguesia de Santa Clara.
Algo que causa intriga a muitas das pessoas que passam por este cemitério, é o facto de este não estar tratado da mesma forma que os cemitérios comuns que existem por todo o território português, a realidade é que parece estar ao abandono, talvez por falta de ocupantes, ou outro motivo que desconhecido por nós.

Contudo dá para perceber que à semelhança dos cemitérios que estamos mais habituados a ver, as campas tem lages ou blocos de mármore, habitualmente tem pequenas pedras soltas sobre a campa, deixadas pelos familiares, as quais ainda lá se encontravam quando foi feita esta reportagem.

Um pouco de História sobre este cemitério Judeu.

No ano de 1834 , foi inaugurado este Cemitério Judeu, na Ilha de São Miguel, que é conhecido até aos dias de hoje como Santa Clara, seguramente a única necrópole judaica do mundo a ostentar um nome de um santo, algo que também chama a atenção a quem vai conhecer este local.

O Cemitério de Santa Clara exibe, no muro frontal, ao lado de um robusto e bem aferrolhado portão de ferro, uma placa em mármore branco com inscrições em hebraico e português em baixo relevo onde se destaca a expressão Campo de Igualdade, seguida por uma frase sintética e esclarecedora : “este cemitério foi construído pelos judeus de Ponta Delgada no ano 1834”.

Apesar de não ser um local muito visitado, pelas barras do portão percebe-se que o cemitério está bem cuidado e que a última lápide na data da nossa reportagem, exibe o nome de um membro da família Delmar, nascido em 1906 e falecido em 1º de junho de 1990, aos 84 anos de idade.

Trata-se de um vestígio notável da presença de Judeus no nosso país e que achamos por bem divulgar aqui nos recantos esquecidos, porque é um pedaço de história que vale a pena conhecer.

Veja algumas fotos do local, não foram feitas mais fotografias para proteger a privacidade da comunidade, não é nossa intenção interferir ou incomodar:

Conhece algum local esquecido que mereça ser divulgado? Faça-o aqui, envie-nos as fotos e a informação que recolheu para que seja aqui divulgado!

você pode gostar também Mais do autor

søke forbrukslån uten inntekt | forbrukslån hvor mye | her