Como acabar com a caspa, o que a causa, como evitar e como tratar

4.426

A caspa, como é popularmente conhecida a dermatite seborréica, nada mais é do que uma inflamação das glândulas sebácias. Ela se manifesta através de um fungo que se chama Malassezia, o qual produz ácidos que provocam a irritação e consequentemente causam a descamação do couro cabeludo.

As causas concretas são desconhecidas, mas alguns fatores acabam por agravar o problema como:

-Stress

-Mudança de temperatura

-Falta de proteínas

-Alterações hormonais

-Tinturas em excesso

-Gravidez

E como tratar da caspa?

Não existe uma cura definitiva para a caspa, entretanto existem muitos tratamentos que podem amenizar e controlar os sintomas. Quem têm caspa deve fazer o uso diário de shampoo anticaspa que é à base de piritionato de zinco, alcatrão ou sulfato de selênio, evitar consumir gorduras e usar bonés. Em alguns casos é necessário fazer o uso de medicamentos específicos para controlar algum possível distúrbio hormonal.

Como acabar com a caspa

Existem soluções e cremes caseiros que você pode fazer para combater a caspa, abaixo seguem duas receitas:

Receita 1 para eliminar a caspa:

-Suco de ½ limão

-1 gema de ovo

-Figo seco macerado

-1 colher de chá de sal

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e passe essa mistura no couro cabeludo e deixe agir por 30 minutos. Retire o creme com bastante água (morna) e depois lave duas vezes com shampoo neutro.

Receita 2 para eliminar a caspa:

-5 colheres de antiséptico bucal

-Diluía em ½ copo de água

Misture esses dois ingredientes e aplique essa loção com algodão no couro cabeludo, deixe agir por 30 minutos. Depois lave o cabelo com shampoo neutro.

Segundo dermatologistas, o simples fato de fazer em casa durante cinco minutos uma massagem capilar, estimulando o couro cabeludo com a ponta dos dedos pode ajudar a ativar a circulação no couro cabeludo diminuindo assim a produção das glândulas sebácias. É fundamental que quem tem caspa lave o cabelo diariamente, pois ela contribui a remoção de resíduos e da oleosidade excessiva dos cabelos. Um mito é que quanto mais lavamos os cabelos, eles caem em maior quantidade. Na realidade esses fios iam cair de qualquer maneira.

Lembre-se que essas são soluções imediatas de minimizar as caspas e muito provavelmente não irão resolver totalmente esse problema.

Procure um dermatologista para que ele investigue a causa do seu problema e possa te indicar o tratamento mais adequado para o seu problema.

você pode gostar também Mais do autor

bilig lån | billige forbrukslån | refinansiere med forbrukslån