Miopia e Hipermetropia – o que são?

74

Quais as diferenças entre Miopia e Hipermetropia?

miopia e hipermetropia

Miopia

Quando os olhos são muito “compridos”, as imagens formam-se em frente da retina: diz-se que se trata de miopia.

As pessoas míopes só distinguem bem os objetos próximos. Distinguem-se dua espécies de miopia: a miopia fraca, (miopia escolar), e a miopia forte.

miopia

A miopia escolar começa na infância. Aumenta durante alguns anos, enquanto dura o crescimento. De um moda geral, permanece fraca, mas é muito frequente. Atualmente, uma em cada quatro pessoas usa lentes corretoras para essa forma de miopia.

A miopia forte é menos frequente. Trata-se de uma afeção, muitas vezes hereditária, que aparece na infância, mas atinge proporções graves. Continua a aumentar, com o passar dos anos, mesmo depois de terminado o crescimento. Podem surgir complicações, tais como o deslocamento da retina, glaucoma ou cataratas. Pode-se corrigir esse defeito com lentes de contacto, quando bem toleradas, permitem obter uma excelente acuidade visual.

 

Para miopias difíceis de corrigir, até 6 ou 7 dioptrias, pode-se recorrer à cirurgia (queratomia). Em consequência de uma incisão cuidadosamente calculada e executada, a curvatura da córnea fica tão modificada que as imagens vão-se formar sobre a retina e já não à frente desta. Estas operações têm-se tornado cada vez mais frequentes para as miopias médias. Miopia e Hipermetropia.

Miopia sintomas:

Alguém que tenha miopia pode ver claramente os objetos próximos, porém os objetos distantes ficam baços e desfocados. Fechar um pouco os olhos pode fazer com que esses objetos distantes pareçam mais claros e focados.
Quem sofre de miopia deve trocar de óculos ou lentes de contato frequentemente, porque a miopia tem tendência a agravar-se com o passar do tempo.
A Miopia e Hipermetropia tem alguns sintomas comuns, tais como fadiga ocular, dores de cabeça invulgares, ardor na vista e desconforto em toda a zona ocular.

Hipermetropia

 

Ao contrário da miopia, a hipermetropia é uma anomalia da visão em que as imagens se formam atrás do plano da retina.

A pessoa que sofre de hipermetropia vê mais ou menos bem ao longe. Com a idade, ver ao perto torna-se cada vez mais difícil. Na verdade, todas as crianças pequenas têm esta anomalia, porque o globo ocular só adquire as dimensões normais na adolescência. No entanto, se uma se queixar de dores de cabeça ou começar a apresentar estrabismo, leve-a logo ao médico. Para o jovem adulto, a hipermetropia não é um verdadeiro inconveniente, porque este defeito pode ser compensado por uma maior intervensão da acomodação. Mas é preciso ter cuidado com a fadiga ocular que esta situação provoca. O especialista pode receitar lentes convexas, que deslocam a imagem para a frente.
Hipermetropia

Hipermetropia sintomas:

O sintoma mais comum e mais importante da hipermetropia é a visão baça e desfocada ao ver de perto, ao contrário da miopia, a pessoa vê melhor de longe do que de perto. Porém também podem existir outros sintomas a acompanhar, tais como  dores de cabeça e/ou cansaço ocular, uma sensação de peso na zona ao redor dos olhos, ardor na vista, vermelhidão conjuntival e lacrimejamento ocular invulgar. Alguns sintomas são comuns entre Miopia e Hipermetropia porém um problema é exactamente o contrário do outro.

Estes são os conceitos básicos que deve conhecer sobre Miopia e Hipermetropia.

você pode gostar também Mais do autor