Pautas para conseguir encontrar emprego de sonho

1.263

encontrar empregoTodas temos direito a sonhar, sobretudo no que diz respeito à vida laboral, onde cada uma de nós dedica pelo menos 8 horas por dia. No entanto, o que determina que umas pessoas tenham um emprego de sonho e outras não? Para romper essa cadeia de empregos que a desmotivam e a fazem perder o ânimo, apresento aqui alguns conselhos para ajudar a encontrar essa posição ou emprego que tanto deseja.

 

  1. Defina tranquilamente a sua posição actual: Deve definir prioridades mas com os pés assentes na terra. Antes de dar o primeiro passo deve saber em que posição se encontra, se quer realmente mudar de emprego e ter em conta quais são as razões para isso. Determinar conscientemente para onde quer caminhar profissionalmente, será isso que lhe permitirá chegar ao lugar adequado. Será de grande utilidade fazer uma lista com os possíveis  trabalhos que gostaria de ter e para os quais se considera capacitada, assim como, uma lista dos empregos que não gostava de ter.
  2. A atitude na procura de emprego: Ter uma atitude positiva na procura de emprego pode marcar a diferença. Incluso os recrutadores podem perceber essa sensação de derrota desde o primeiro contacto. O optimismo contagia-se e pode somar pontos a seu favor.
  3. Saber procurar emprego: Se já está pronta para mudar de emprego ou entrar no mercado laboral, deve aproveitar cada oportunidade para que seja considerada para uma posição. Pode utilizar desde os classificados, os anúncios em jornais, as redes sociais e até mesmo o “boca a boca” para deixar explicito que procura um novo emprego. Visite actividades e eventos que possam estar relacionados com a área onde quer trabalhar, isso permitirá conhecer pessoas do ramo que podem vir a ser uma porta aberta para a sua carreira. Também permitirá estar a par das novidades e actualidade relacionada com a área em questão.
  4. Aprimore o seu curriculum CV: O curriculum é o primeiro contacto com o empregador, trata-se da primeira impressão do candidato. O curriculum deve definir as suas realizações profissionais, as suas aptidões, experiência e educação: Por isso é muito importante que inclua dados gerais, uma fotografia formal, os seus objectivos na vida laboral, formação académica, idiomas e outras habilidades que considere oportunas. Em algumas profissões exigem-se portafolios. Deve ter uma atenção extra na escrita do curriculum, em caso algum deve conter erros ortográficos ou emprego incorrecto de termos, em caso de dúvida em algum termo, palavra ou expressão, recorra a um dicionário ou altere para uma alternativa que sinta mais segura. Na actualidade deve evitar estender demasiado o CV, deve ser concisa, directa e verdadeira, nunca use dados falsos e tente ser sempre concisa, deve saber vender-se a si mesma.
  5. Saber distribuir o seu curriculum: Actualmente a ferramenta por excelência são as redes sociais que, ao mesmo tempo, é uma opção importante  para os escritórios de recursos humanos. Pode sempre utilizar a sua rede de contactos por email, tomando sempre em conta o Facebook, Twitter ou outra qualquer rede social. No entanto, não convém esquecer o método tradicional de “boca a boca” para por a correr a voz e que muita gente saiba que procura emprego. Nunca se sabe de onde pode surgir uma oportunidade.
  6. Aproveite as bolsas de trabalho gratuitas: Outra opção é colocar o seu curriculum em páginas de internet de procura de empregos ficar atenta a essas mesmas páginas onde se oferecem vagas competitivas.
  7. Preparação e experiência laboral: Ganhar experiência na área que temos objectivos, acaba sempre por trazer os seus frutos. Em determinadas áreas, a capacitação é imprescindível se se quer subir.
  8. Uma boa entrevista de trabalho: Se conseguir a oportunidade de chegar a uma entrevista na posição que procura, aproveite-a bem. Primeiramente deve preparar-se adequadamente, desde ensaiar um possível questionário, até tomar em conta como deve o vestuário: sóbrio e impecável. A roupa pode ser muito importante numa entrevista, deve ser formal, nunca usar jeans ou sapatilhas e se usar acessórios, que sejam discretos. Deve dar uma imagem sóbria que não contenha detalhes que possam incitar algum tipo de ilação negativa.
  9. Preparada para o emprego: Dê a entender a quem a entrevista que está pronta e preparada para a posição do emprego em causa na entrevista. Uma entrevista de trabalho, deve ser considerada como uma oportunidade para colocar-se à frente dos restantes aspirantes à vaga de emprego, sendo que nela deve aproveitar para expressar e dar a conhecer as qualidades e aptidões que possui a pessoa.
  10. Evite determinadas atitudes: Existem alguns comportamentos que deve sempre evitar, para causar uma melhor impressão. As principais coisas que deve evitar começam em ser pouco amável, pensar que lhe vão fazer uma oferta na primeira entrevista, dar beijos ao cumprimentar, tocar demasiado a cara, não conhecer a empresa, criticar empresas e patrões anteriores, ter atitude de quem sabe tudo e interromper.

Seja igual a si mesma, organize bem as coisas, informe-se, forme-se naquilo que gosta e sobretudo não fique parada à espera que as oportunidades venham até si. Promova-se e torne-se activa na procura de atingir os seus objectivos.

Boa Sorte!

você pode gostar também Mais do autor

billige lån | forbrukslånhjelpen | forbrukslån rimelig