Prato de Soja e Beringela – Receita

37

Ingredientes
Para 4 pessoas
4 beringelas grandes, rijas e brilhantes
2 chávenas de café de granulado de soja miúdo
Farinha q.b.
1 ovo batido
Óleo para fritar q.b.
Margarina vegetal
200g de queijo parmesão ralado na hora


Molho de Tomate

5 tomates grandes com a casca
1 cebola grande
1 chalota grande
1 dente de alho grande
Azeite e sal

Modo de Fazer
Descasque as beringelas e corte-as às rodelas grossinhas.

Coloque-as na tábua da cozinha e tempere de sal grosso. Deixe um bocado a tomar gosto. Demolhe a soja durante 15 minutos numa tigela de água fria e, a seguir, ponha a cozer, com uma pitada de sal, durante outros 15 minutos.

Deixe a escorrer num passador. Num tacho, leve ao lume, aos bocados, os ingredientes para o molho de tomate e cozinhe e tempere de maneira a que fique bem apurado. Bata e reserve.

Em mais ou menos 3/4 do total do molho, misture a soja escorrida e leve ao lume mais um pouco para apurar. Reserve.

Sacuda cada rodela de beringela, passe-as pela farinha e pelo ovo batido (temperado) e frite em óleo quente. Escorra bem em papel absorvente e vá arrumando as fatias num pirex untado com margarina e salpicado com queijo ralado.

Cubra a primeira camada, ralando por cima o parmesão, e deitando uma parte do molho de tomate e soja. Repita as camadas e, na última, deite o molho de tomate, sem soja, que reservou.

Mais queijo ralado e vai para o forno a 200ºC a gratinar. Sirva de seguida.

Nota: Pode fazer este prato de véspera e guardar, tapado, no frigorífico ou com antecedência, congelando, devidamente embalado. Se for este o caso, tem que o descongelar no frigorífico, de véspera. Os pratos de beringelas, até ficam mais saborosos depois de congelados.
Bom apetite!

você pode gostar também Mais do autor