Quem foi Pedro Infante e o que o deixou célebre!

318

Pedro Infante foi um cantor e ator mexicano  que nasceu a 18 de Novembro de 1917 e faleceu no ano 1957.

Pedro Infante foi uma pessoa muito aclamada, chegando a ser até algumas vezes comparado com Frank Sinatra, Humphrey Bogart e Elvis Presley. Foram-lhe atribuídas diversas alcunhas alcunhas como artista, nomeadamente “El Rey de Rancheras” e “El ídolo de Guamúchil” passando até à de “El Inmortal”. Estas alcunhas são bons indíces para ilustrar a sua infinidade de talentos e o carinho duradouro das pessoas que o aclamavam.

Pedro Infante nasceu na cidade piscatória de Mazatlán, veio a aprender carpintaria e também música com a ajuda do seu pai. Apesar de ter sido uma pessoa habilidosa a tocar diversos instrumentos (tendo chegado até a criar a sua própria guitarra), o que mais destacava o seu talento era a sua sua voz excepcional.

Quem foi Pedro Infante

Foi integrante de uma banda de música que o seu pai tinha, chamada “La Rabia”. Mais tarde veio a experimentar o estilo que o tornou mais famoso. Pedro Infante fazia uma excelente compaginação da sensação com a técnica, criando um estilo com alma, que veio a mudar para sempre a maneira como o “mariachi” foi interpretado e ajudou a popularizar este género quase desconhecido em todo o mundo.

Contudo cantar veio a ser apenas o primeiro ato da história de Pedro Infante. Em 1943, estreou “La Feria de las Flores” e também veio a criar o seu primeiro disco musical, “El Soldado Raso”. Assim marcou o início daquela que veio a ser uma carreira de 14 anos na qual Infante participou em cerca de 60 filmes e gravou 366 músicas prestigiadas. Pedro Infante tornou-se uma das figuras mais proeminentes e amadas na chamada “Época de ouro do Cine Mexicano”.

Filho de Delfino Infante García, que tocava contrabaixo numa banda, e Refugio Cruz Aranda, ele veio a ser o terceiro de quinze filhos, dos quais apenas nove sobreviveram. Embora a família Infante Cruz tenha permanecido por algum tempo em Mazatlán, no início de 1919 mudou-se para Guasave. Mais tarde, em 1920, foram para Rosário, Sinaloa.

A Google não quis deixar passar o seu aniverário sem lhe dedicar um doodle que assinala o 100º aniversário do nascimento de Pedro Infante,

Os feitos de Infante foram para além do palco e da tela, embora muitos afirmam que pareciam entrelaçadas. Um invasor boxer off-camera, ele entrou no ringue para “Pepe El Toro” de 1953, um dos seus papéis mais emblemáticos.

No filme “A Toda Máquina”, Infante participou desempenhando o papel de um polícia que ia em moto, dignificando a profissão e imortalizando “acrobacias” em alta velocidade – uma sequência de piruetas vertiginosas de duas rodas que ainda nos tempos que correm são realizadas em muitos desfiles do México e eventos civis atualmente.

Pedro Infante veio a ser premiado postumamente com o prestigiado prémio Urso de Prata para Melhor Ator no 7º Festival Internacional de Cinema de Berlim por sua atuação em “Tizoc”, seu último filme.

Pedro Infante

No aniversário 100º deste grandioso artista, podemos ver o doodle  com cenas que ilustram os paralelos vibrantes entre sua vida e seu trabalho – tudo começando com uma clássica pose de Pedro Infante.

você pode gostar também Mais do autor