Tomate seco – como fazer tomate seco microondas

2.415

Tomate seco é um ingrediente cada vez mais utilizado, por isso vamos ensinar como preparar tomates secos desidratados, pode aprender como fazer tomate seco no forno ou tomate seco microondas.

como fazer tomate seco

O tomate seco tornou-se já muito popular, inicialmente era um produto gourmet, mas logo se tornou um dos ingredientes favoritos de muitas casas, como petiscos, em saladas ou em lanches.

Os italianos colocavam os tomates que queriam secar nos telhados das suas casas para eles se desidratarem, porém mantendo todos os nutrientes, e dessa forma eles garantiam tomates “frescos” para todo inverno.

O tomate seco industrializado ainda não é muito popular, muitas pessoas preferem fazer em casa. Muitos preferem fazê-los com tomates da variedade pêra, por ter menos quantidade de sementes e uma boa proporção de polpa, mas a melhor opção para fazer tomate seco é o tomate italiano, que são mais resistentes e firmes. Recomenda-se escolher os de tamanho uniforme para que possam secar no mesmo período de tempo.

Passemos então a explicar como fazer tomate seco:

Para fazer tomate seco precisamos dos seguintes ingredientes:

2 ½ kg de tomates maduros e firmes, de tamanho igual e de preferencia italianos
açúcar
sal
alho
azeite de oliva extra virgem
Orégano

tomate seco microondas

Vamos meter mãos à obra para fazer o tomate seco em casa:

Comece por lavar bem os tomates, mas tenha atenção que é importante estarem secos no processo. Corte os tomates ao meio, depois retire todas as sementes e arrume com o lado cortado para cima, lado a lado, sobre uma tela ou em uma assadeira, não deixando que encostem uns aos outros (esse pormenor é muito importante).

Depois polvilhe os tomates levemente com sal e se quiser acrescente ervas como o oregano, folhas de louro ou aquilo que desejar. Leve depois ao forno, se fizer no microondas e bem mais rápido.

Para fazer tomate seco no forno, pré-aqueça o forno a 180º C ou na temperatura mais baixa que o seu forno permita, e asse até que os tomates encolham e fiquem secos, de 3 a 4 horas. Vá verificando de tempo em tempo, e retire a água da assadeira, convém lembrar de ir virando-os de 15 em 15 minutos, devem ficar flexíveis e nem um pouco quebradiços; é importante lembrar que tomates pequenos secam mais rapidamente que os tomates grandes. Retire cada tomate do forno assim que sequem.
Para fazer tomate seco microondas coloque a travessa de vidro com os tomates no mesmo procedimento do forno convencional, e ponha a aquecer até que os tomates encolham e fiquem secos, será aproximadamente 45 minutos. Verifique os tomates de tempo em tempo, e retire a água da assadeira, lembre-se de virar os tomates de 10 em 0 minutos, devem ficar flexíveis e nada quebradiços; lembre que os tomates pequenos secaram mais rapidamente que os grandes. Depois para melhorar o resultado pode levar a assadeira ao forno convencional e deixar por aproximadamente 20 mim.

Para qualquer tipo de forno, seja o convencional ou o microondas, realize o mesmo procedimento.
Para reservar o tomate seco pode usar fraco de conserva, adicione os tomates , tente fazer camadas, ou seja, coloque 3 ou 4 tomates, forrando bem uma camada, então regue com o caldo de azeite com alho e orégão, depois comece uma nova camada, fazendo o mesmo procedimento consecutivamente, colocar alguns tomates secos e depois a calda…

Dica Importante: o produto final tomate seco deve ficar perfeitamente seco, mas não crocante, para evitar o crescimento de bactérias. O tomate seco conservado em óleo com ervas frescas ou alho deve ser refrigerado.

Tomates secos comercialmente ainda fechados ficarão bem, sem refrigeração, por 6 a 9 meses, e quando os abrir, refrigere ou congele o tomate seco mesmo que seja industrializado. Ao embalar o tomate feito em casa em óleo, certifique-se de o manter refrigerado. Após abertos, devem ser refrigerados e consumidos num prazo máximo de duas semanas.

tomate seco

Com esta receita já aprendeu como fazer em casa o seu tomate seco caseiro!

você pode gostar também Mais do autor

billige forbrukslån på dagen | forbrukslån til bryllup | lendo forbrukslån