Truques para casa que devias conhecer, vais poupar muito tempo e trabalho

1.890

Quando cozinhamos é bastante frequente que a panela ao ferver faça borbulhas ou espuma e derrame parte dessa espuma em forma de água, podendo chegar a apagar o lume ou danificar a placa eléctrica, no caso dos fogões eléctricos. Um truque para evitar isso é deixar uma colher de pau deitada em cima da panela, que irá centra a espuma e não deixa que verta, a não ser que a panela esteja demasiado cheia.
truques de cozinha

O vinho é um ingrediente utilizado por muitas pessoas para determinados cozinhados. Mas porque gastamos pouca quantidade, muitas vezes o vinho após aberto à alguns dias perde sabor e tem tendência a estragar-se. Quando a finalidade é usar o vinho para culinária, a melhor opção é congelar o vinho em cubos e colocar os cubos de vinho na panela ao cozinhar. Dessa forma não se estraga e obtém um bom sabor na comida.

vinho

Certamente já quis aquecer no microondas dois pratos ou taças ao mesmo tempo mas não cabiam. Pois saiba que existe no mercado adaptadores para colocar 2 pratos em cima um do outro, mas se quiser resolver uma situação pontual, só precisa colocar uma chávena invertida e colocar o segundo prato em cima desta. Dessa forma se as taças não forem muito grandes vão caber as duas desniveladas.

microondas

Para obter mais sumo dos limões, antes de fazer a limonada coloque os limões que vai usar no microondas por cerca de 20 segundos, vai notar que solta muito mais sumo.

microondas2

Para que as bananas durem mais tempo e amadureçam mais lentamente, separe-as uma a uma, garantindo assim um amadurecimento mais lento, que será ainda mais lento se colocar no frigorifico. Se pelo contrário quer que amadureçam mais depressa porque as comprou muito verdes, não as coloque no frigorífico nem as separe e coloque-as dentro de um saco fechado, assim vão amadurecer em metade do tempo.

bananas

Um truque muito útil para dar brilho aos utensílios de cozinha de metal é usar ketchup esfregando bem e passar por água depois.

limpar

Os morangos são deliciosos mas remover aquelas folhinhas é uma trabalheira… Com este truque é fácil, use uma palheta atravessando o morango e vai sair com facilidade. Os seus convidados vão adorar que leve os morangos sem as folhinhas.

palheta

Para limpar o ralador do queijo que ficou com restos aderidos, simplesmente rale uma batata no ralador e depois passe por água o ralador. Vai ficar limpinho.

ralador

Tem convidados em casa e acaba de reparar que não tem cubos de gelo suficiente e não tem onde ir buscar? Simplesmente em vez de colocar água fria no recipiente coloque água quente e ponha no congelador com cuidado. Pode parecer contraditório mas  a verdade é que os cubos de gelo vão formar-se muito mais rápido. Este fenómeno chama-se efeito Mpemba em homenagem ao seu descobridor, o físico Erasto Mpemba.

Para quem gosta de beber refrescos bem frescos no Verão e não quer que o gelo derreta e fique com sabor a água, nada melhor que fazer cubos de gelo com o refresco. Coloque por exemplo a coca.cola no recipiente e quando precisar tem cubos prontos a usar nos refrescos ou com alguma bebida que combine.

coca cola

Se precisa ou quer reutilizar o azeite ou óleo que já usou, sem acumular odores e sabor desnecessário, coloque numa panela a lume brando e dentro coloque algumas rodelas de gengíbre, deixando cozer a lume brando. O gengibre vai ficar escuro e absorver grande parte dos odores e sabor, deixando o óleo muito mais apresentável.

oleo

Espero que tenha gostado destas dicas e que sejam úteis no seu dia a dia para facilitar as suas tarefas.

você pode gostar também Mais do autor