Como conservar o valor nutritivo dos alimentos

1.699

Como conservar o valor nutritivo dos alimentos ao cozinhar as nossas refeições?

Devemos prestar muita atenção à forma como confeccionamos os alimentos que vamos consumir nas nossas refeições, devemos ter sempre em conta que determinados alimentos como as frutas e verduras perdem grande parte do seu valor nutritivo com maior facilidade que outros alimentos.

Como conservar o valor nutritivo dos alimentos

Para fazer um máximo aproveitamento dos nutrientes desse tipo de alimentos, siga as recomendações que se seguem de como conservar o valor nutritivo dos alimentos:

As frutas e verduras são mais sensíveis, devendo ser consumidas enquanto estão bem frescas. Com o amadurecimento e após algum tempo de armazenamento, os nutrientes das frutas e hortaliças vão se perdendo. Prefira sempre as frutas e verduras da estação, porque, além de mais económicas, elas conservam melhor os nutrientes nessa altura.

Recorde que o ideal é que as hortaliças e frutas sejam consumidas inteiras ou em pedaços, porque quando as frutas e as verduras são batidas no liqüidificador, alguns dos seus nutrientes e vitaminas, como a vitamina C, são perdidas.

Quando cozinhar as verduras, mantenha a tampa da panela fechada. Sendo que o ideal mesmo é prepará-las no vapor.

Procure evitar cozinhar demais os alimentos, principalmente os vegetais.

Sempre que possível aproveite a água que sobrou do cozimento das verduras na preparação
de outro prato, como arroz, sopas ou cozidos, dessa forma estará a aproveitar os nutrientes que ficaram dissolvidos na água.

Evite usar substâncias para realçar a cor dos vegetais(por exemplo bicarbonato de sódio), porque isso irá provocar perdas de vitaminas e de minerais.

Nunca submeta nenhum alimento a temperaturas demasiado altas, procure sempre que possível usar fogo brando.

Quando falamos em como conservar o valor nutritivo dos alimentos, não devemos nunca descuidar a forma como conservamos os alimentos antes de serem confeccionados na elaboração das nossas refeições. Conserve sempre os alimentos de maneira adequada para que realmente mantenham as qualidades e sirvam para alimentação correcta, não servindo apenas para comer.

Agora que já sabe como conservar o valor nutritivo dos alimentos tome atenção às dicas e coloque em prática!

loading...

você pode gostar também Mais do autor

forburkslån | forbrukslån på dagen 2017 | lån beste rente