Sabe porque os olhos (pálpebras) tremem por vezes? Nem imagina! Pode ser preocupante…

3.762

Certamente nunca pensou na razão pela qual as suas pálpebras tremem, nem se preocupou com isso, mas há razões para isso acontecer, e que podem ser preocupantes se não forem corrigidas. Se isto acontece consigo, deve procurar o motivo e soluciona-lo para que deixe de acontecer. Este tipo de espasmos são bastante irritantes, mas existem pequenas coisas que pode fazer para prevenir o seu aparecimento. Na maioria dos casos, estes tremores não são uma fonte de preocupação, explicou à Time o médico Wayne Cornblath, professor de oftalmologia da University of Michigan’s Kellogg Eye Center. “Acho que já todas as pessoas passaram por isto (…) Esfregamos o olho e (os tremores) acabam por passar, mas convém consultar um médico se estes se tornarem relativamente frequentes…”, afirmou Cornblath.

espasmos

Sabe o que deve fazer para se livrar destes pequenos espasmos?

  • Demasiada cafeína

Reduza o consumo de cafeína. Segundo Cornbath, ingerir demasiada cafeína pode ajudar a desenvolver estes ‘tremeliques’. “A cafeína é um estimulante e ajuda a aumentar a reactividade dos músculos e dos nervos”, explica.

  • Dormir pouco

Dormir pouco também pode ser uma das razões para ter estes tremores. “Um estudo mostra a correlação entre as duas coisas. Sabemos que dormir mais pode ajudar a prevenir o aparecimento deste problema, mas não sabemos porquê”, diz o professor de oftalmologia.

  • Stress

Outro dos factores que pode explicar o desenvolvimento de ‘tremeliques’ no olho é o stress. Quando estamos mais ‘stressados’ produzimos mais adrenalina. Esta hormona faz com que os músculos se manifestem através de pequenas contracções ou espasmos, como o que acontece na pálpebra, explica Rebecca Taylor, porta-voz da American Academy of Ophthalmology.

Em certos casos raros, o tremor persiste durante vários dias. Nesses casos, Cornblath aconselha a fazer um tratamento. Este problema costuma ser benigno. No entanto, o espasmo pode espalhar-se para a cara e para o pescoço. Nesse caso, deve ir ao médico com a maior brevidade possível.

Partilhe a informação com a sua família e amigos!

loading...

você pode gostar também Mais do autor